Os governantes devem estar mais atentos aos iugures e aceitarem uma investigação sobre os recentes acontecimentos. é o que defende a Human Rights Watch
Os governantes devem estar mais atentos aos iugures e aceitarem uma investigação sobre os recentes acontecimentos. é o que defende a Human Rights WatchO governo chinês deve permitir a realização de um inquérito independente das Nações Unidas sobre as manifestações violentas da etnia iugur, em Xinjiang. Mais de 150 pessoas morreram, durante o incidente. Os acontecimentos são confusos. O que é claro é que o governo deveria autorizar uma investigação independente se quiser que a sua versão tenha credibilidade aos olhos de Xinjiang e da comunidade internacional, defendeu uma directora da Human Rights Watch, na Ásia.
a organização de defesa dos direitos humanos demonstra preocupação com a situação das centenas de manifestantes detidos e pede ao governo informações sobre cada um dos prisioneiros. Em situações semelhantes, ocorridas anteriormente na China, centenas de pessoas foram detidas sem serem acusadas ou julgadas convenientemente. Foram sujeitas a tortura e maus-tratos.
a organização acusa as autoridades chinesas de usarem a questão do terrorismo como desculpa para a ocorrência de violações de direitos humanos e o controlo de manifestações religiosas e culturais, nestes últimos anos. Para acalmar o clima de tensão na região [Xinjiang], o governo tem de se interessar pelas queixas dos iugures e não incentivá-las, considera a organização.