Nelson Mandela recebe o prémio «Geremek« de promoção da democracia, no final da presidência portuguesa da Comunidade das democracias
Nelson Mandela recebe o prémio «Geremek« de promoção da democracia, no final da presidência portuguesa da Comunidade das democraciasO ex-presidente sul-africano e símbolo da luta contra o apartheid receberá a distinção, por actos notáveis para a promoção da democracia através de um seu representante já que não irá estar presente. O galardão será entregue a 12 de Julho, numa cerimónia co-presidida pelo presidente da assembleia da República, Jaime Gama, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís amado, pela ex-secretária de Estado norte-americana Madeleine albright e pelo chefe da diplomacia polaca e amigo de Geremek, Radoslaw Sikorski.
a entrega do prémio realiza-se no âmbito da V reunião ministerial da Comunidade das democracias e que culmina a presidência portuguesa da organização (2007-2009). Os trabalhos são dedicados ao impacto da crise mundial na governação democrática, ao diálogo intercultural e à relação entre desenvolvimento e democracia, adianta a Lusa.
a Comunidade das democracias é uma organização intergovernamental de países democráticos criada em Varsóvia em Junho de 2000 e que visa reforçar os valores e as instituições democráticas aos níveis nacional e internacional. Bronislaw Geremek, académico e político (morreu a 13 de Julho de 2008, num acidente de viação), um dos opositores ao comunismo na Polónia, foi um dos membros fundadores do movimento Solidariedade e, em 1989, um dos artesãos do acordo para a transição pacífica para a democracia.