Já há quem volte a casa, em Buner. “as pessoas precisam de ter a certeza de que toda a região é segura, com serviços básicos restabelecidos”, alerta ONU
Já há quem volte a casa, em Buner. “as pessoas precisam de ter a certeza de que toda a região é segura, com serviços básicos restabelecidos”, alerta ONUNão vi nenhuma prova de que os conflitos [no distrito de] Buner continuem, embora apenas tenha podido visitar uma pequena parte do distrito, no curto espaço de tempo que tive. a frase é de John Holmes, o chefe humanitário das Nações Unidas, que visitou esta quinta-feira aquele distrito paquistanês, na Província da Fronteira do Noroeste, palco dos mais recentes combates entre tropas governamentais e rebeldes islamistas que já levaram mais de dois milhões de pessoas a saírem das suas terras.
O subsecretário-geral para os assuntos Humanitários esteve algum tempo na aldeia de Sultanwas, que sofreu a maior destruição que qualquer outro lugar no distrito durante os combates. aquele que é também coordenador de ajuda de Emergência, no seio da organização, está no terceiro dia da sua visita ao país.
Funcionários da região disseram que mais de metade dos que tinham abandonado Buner, por causa da operação militar, já tinham regressado. É evidente que muitas pessoas puseram na cabeça que tinham de voltar a casa, e tê-lo-ão feito, o que é bem-vindo. Mas as pessoas precisam de ter a certeza de que toda a região é segura, com serviços básicos restabelecidos, antes da normalidade poder estar assegurada, constatou Holmes.