Os resí­duos hospitalares devem ter um tratamento correcto pelo bem da saúde das populações. Um seminário ensina 90 profissionais a gerí­-lo correctamente
Os resí­duos hospitalares devem ter um tratamento correcto pelo bem da saúde das populações. Um seminário ensina 90 profissionais a gerí­-lo correctamenteas entidades sanitárias devem gerir melhor o tratamento dado aos resíduoshospitalares. Foi o que defendeu o director provincial de saúde de Luanda, Vita Vemba. Participanum encontro provincial sobre resíduos hospitalares. O responsável apontou para os cuidados especiais que devem existir no manuseamento desse tipo de lixo, por ser fonte de bactérias e um potencial transmissor de vírus e doenças.
Se não for tratado de forma correcta, pode constituir-se como um grave problema de saúde pública – alertou o director. Nesse caso, podem propagar-se doenças como a diarreia, parasitose e amebiase. O lixo hospitalar diferencia-se do lixo ordinário pelo facto de possuir propriedades infecciosas, por isso, deve ser correctamente tratado e eliminado para o bem-estar da saúde colectiva, explicou Vita Bemba, citado pela agência angop.
Decorre o I Seminário Provincial de Gestão de Resíduos Hospitalares, durante as duas próximas semanas, no Instituto Nacional da Criança, em Luanda. a iniciativa surgiu devido a incumprimentos verificadosna gestão do lixo de várias unidades hospitalaresda capital. O encontro pretende formar e esclarecerprofissionais de saúde,sobre o correcto tratamento e destino a dar aos resíduos. a falta de informação era um dos factores preponderantes para o surgimento de irregularidades.