a universitária acusada de espionagem está presa numa prisão da capital. O governo francês desacredita os argumentos apresentados pelo Irão e pede que seja libertada
a universitária acusada de espionagem está presa numa prisão da capital. O governo francês desacredita os argumentos apresentados pelo Irão e pede que seja libertadaO ministro dos negócios estrangeiros francêsvisitou Clotilde Reiss, estudante francesa, detida a 1 de Julho, no aeroporto de Teerão, capital. a universitária de 24 anos, estava de regresso a França após ter passado cinco meses no Irão. Foi colocada na prisão de Evine, a norte da cidade, de onde foi libertada, recentemente, a jornalista Roxana Saberi.
a jovem francesa é acusada de espionagem e participação pacífica nas manifestações, segundo avança o jornal francês,Le Figaro. Clotilde Reiss terá enviado fotos do seu telemóvel e um email para um correspondente em Teerão, no qual relatava os factos observados em Ispahan, sul da capital. a França duvida da credibilidade das acusações, considerando-as muito irreais. Os últimos acontecimentos no Irão também foram objecto de discussão durante a cimeira do G8 (sete países mais ricos e a Rússia), a decorrer em Itália.
O presidente francês, exigiu, nos últimos dias, a rápida libertação de Clotilde Reiss. Ninguém pode aceitar que sejam raptados e retidos franceses, usando a espionagem como pretexto, declarou Nicolas Sarkosy. Reforçou: ela está inocente, não tem nada que estar numa prisão iraniana.