«Diocesano com coração da Consolata», é assim que se define o padre Luís Fernando Lopez, sacerdote da diocese de Florência, na Colômbia
«Diocesano com coração da Consolata», é assim que se define o padre Luís Fernando Lopez, sacerdote da diocese de Florência, na ColômbiaFicar os cinco anos previstos ou renovar mais cinco? Eis o dilema do padre Luís Fernando, a trabalhar em Moçambique, na missão de Mecanhelas. É uma decisão difícil. Ele é um dos muitos sacerdotes de várias dioceses do mundo que se agregam a congregações missionárias para dar uns anos da sua vida à missão.
O que mais gosta é de visitar as comunidades rurais. as pessoas são mais prestáveis, mais simpáticas, mais acolhedoras. Têm um carinho especial pelo padre. Numa comunidade rural o padre nunca passa fome, há sempre quem dê uma galinha, um cabrito, umas batatas, uma fruta, diz do padre Fernando.
Está habituado a paróquias difíceis. Na Colômbia trabalhava em três paróquias, numa zona de guerrilha. Sempre fui muito bem acolhido na Consolata, incluindo em Portugal onde estive três meses a aprender Português. Pertence à diocese de Florência, que foi evangelizada pelos Missionários da Consolata. O padre Luís Fernando tem 38 anos, é sacerdote há nove e o que acha mais difícil em Moçambique é a cultura, a língua e a comida.