O prémio foi entregue como símbolo de reconhecimento, pelo esforço desenvolvido pelo presidente, na luta contra a pobreza e discriminação contra as minorias
O prémio foi entregue como símbolo de reconhecimento, pelo esforço desenvolvido pelo presidente, na luta contra a pobreza e discriminação contra as minoriasO presidente do Brasil, recebeua 7de Julho, o prémio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educaçao, Ciência e Cultura),Houphouet-Boigny’. Lula da Silva foi agraciado pelo trabalho realizado em defesa da paz e justiça e, mais particularmente, pela sua grande contribuição na erradicação da pobreza e a protecção do direito das minorias.
Nos seus últimos discursos, o presidente tem citado a nova legislação brasileira que facilita a legalização de imigrantes. Não são os imigrantes, os pobres do mundo, os responsáveis pela crise, afirmou em Genebra (Suiça), em meados do mês de Junho. Segundo a organização para a paz e não-violência, a Marcha’, a medida respondia aqueles que imediatamente querem encontrar os responsáveis pela sua própria desgraça, pelo desemprego.
a cerimónia, realizada em Paris,contou com a presença de várias personalidades da política internacional. No júri, constituído por onze personalidades dos cinco continentes, constava Mário Soares, ex-presidente português. O presidente é Henry Kissinger, antigo secretário de estado norte-americano. Segundo o jornalDiário de Notícias, Lula da Silva recebeu uma medalha de ouro, um diploma assinado pelo director da UNESCO e a quantia de 122 mil euros.
O prémio foi criado em 1989 e é atribuído anualmente a personalidades ou organizações que se tenham destacado na luta pela paz, de acordo com a Carta das Nações Unidas e a Constituição da UNESCO. Nelson Mandela, importante figura política da África do Sul; Shimon Peres, presidente de Israel; Yasser arafat, falecido líder palestiniano e o rei Juan Carlos de Espanha, são alguns dos laureados, em anos anteriores.