“Mais vale tarde do que nunca”. ano e meio após ter sido eleito presidente, Lee Myong-bak decidiu cumprir uma das mais inéditas promessas eleitorais
“Mais vale tarde do que nunca”. ano e meio após ter sido eleito presidente, Lee Myong-bak decidiu cumprir uma das mais inéditas promessas eleitoraisDoze dias antes de ser eleito presidente a 19 de Dezembro 2007, o candidato Lee Moyn-bak prometeu doar quase toda a sua fortuna aos mais pobres, independentemente der ser eleito ou não. O tempo foi passando e tal promessa continuava por ser cumprida. Chegou agora a decisão de a cumprir: o presidente irá criar uma fundação para apoiar estudantes pobres com bolsas de estudo e criar vários projectos sociais.
Esta fundação será criada com os cerca de 26 milhões de dólares que o presidente prometeu doar. Tal decisão foi bem recebida por todos os partidos políticos, tal como pela sociedade em geral. Um porta-voz do governo afirmou esperar que tal gesto possa servir de exemplo às elites económicas do país. O mesmo porta-voz pediu à oposição que pare com as críticas feitas ao presidente sobre esta doação, pedindo-lhe que aceitem a sua sinceridade.
Um dos partidos da oposição, o Partido Democrático, diz que é importante que esta doação seja lidada com transparência, pois os responsáveis pela dita fundação são amigos do presidente. Por outro lado, o Partido Trabalhista Democrático apelou ao governo para mudar as suas políticas, salientando que esta doação presidencial não irá resolver os problemas do país.
a opinião pública, em geral, recebeu a notícia com agrado, salientando a necessidade de se criar um ambiente que favoreça a partilha da fortuna por parte dos mais ricos. Curioso é o facto de ninguém mencionar a polémica que afectou o presidente relacionada com os métodos pouco claros com que ele amealhou parte da sua fortuna.