Lula da Silva defendeu que os países em desenvolvimento devem ter mais voz na tomada de decisões. as considerações surgem dias antes da reunião do G8, em Itália
Lula da Silva defendeu que os países em desenvolvimento devem ter mais voz na tomada de decisões. as considerações surgem dias antes da reunião do G8, em ItáliaO presidente brasileiro esteve, hoje, 7 de Julho, reunido com o chefe de estado francês, em Paris. Durante o encontro, Lula da Silva e Nicolas Sarkosy concordaram com o facto das potências emergentes merecerem mais protagonismo na economia e justiça internacional, informa o jornal Globo. O chefe de estado brasileiro considerou que os países desenvolvidos devem valorizar mais a opinião dos Brics, países em desenvolvimento, dos quais constam o Brasil, Rússia, Índia e China, na tomada de decisões.
a 9 de Julho, decorre um encontro do G8 (grupo de países mais ricos e a Rússia) e do G5 (países em desenvolvimento) em L’aquila, Itália. a crise económica global será o principal assunto em debate, além de outras importantes questões como as crises regionais, a segurança alimentar, a luta contra as alterações climáticas e o comércio internacional.