Quatrocentos congressistas de 25 diferentes países participam, em Fátima, até sábado, no II Congresso ibero-americano de destinos religiosos e V Congresso internacional de cidades-santuário
Quatrocentos congressistas de 25 diferentes países participam, em Fátima, até sábado, no II Congresso ibero-americano de destinos religiosos e V Congresso internacional de cidades-santuárioamanhã será assinado o protocolo de geminação entre o município de Ourém e o de alttoting, na alemanha. Este acto solene decorrerá às 14h. Será a segunda geminação que Fátima e o concelho de Ourém possuem com uma cidade santuário mariana depois de Czestochowa, na Polónia.
Durante a sessão de abertura do congresso, foi lida a mensagem do presidente e do secretário do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes. a peregrinação e o santuário, são, antes de tudo e sobretudo para nós, uma expressão religiosa, uma manifestação de fé, sublinham os arcebispos antónio Maria Vegliò e agostino Marcchetto.
Na peregrinação e no santuário, reiteram, o elemento religioso aparece como originante, primordial e integrador e os demais elementos devem estar em função deste. Por seu lado o reitor do Santuário de Fátima sublinhou que este respeito pela peregrinação exige que se renuncie à tentação de subjugar tudo ao factor económico, o que constituiria um desvirtuar de algo que é muito mais do que as suas implicações económicas.
O presidente da Câmara salientou que é inestimável a existência do turismo religioso e de peregrinação. Vítor Frazão considera que é necessário Igreja e Estado prepararem-se para uma nova mundividência religiosa tendo em vista as modernas exigências e as novas resposta que a mesma carece.