O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa recebeu o título de «Honoris causa» pela Universidade Lusíada, em Famalicão. Jorge Ortiga defendeu um «novo modelo civilizacional»
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa recebeu o título de «Honoris causa» pela Universidade Lusíada, em Famalicão. Jorge Ortiga defendeu um «novo modelo civilizacional» a globalização favorece a acumulação de riqueza na mão de muito poucos, por mais que tentem dizer-nos o contrário, afirmou o doutorado, na sessão solene. Para o arcebispo primaz de Braga a crise não é apenas económico-financeira.
É o sintoma de uma mentalidade que não é credível, que está ultrapassada e que exige um novo modelo civilizacional, porque não é o individualismo desenfreado, gerador de desigualdades sociais e provocador de corrupções escandalosas, que vai garantir o futuro da humanidade, defendeu, citado pela Lusa.
Hoje é vulgar falar-se na crise, mas o dinheiro que existia antes da crise não se evaporou, ele está em algum lado, considerou Jorge Ortiga na sua intervenção. Para o purpurado há certos sistemas e certos factores que permitem que uns tantos acumulem riqueza e que uma grande maioria das pessoas fique privada daquilo que é indispensável, disse.