a comunidade da amoreira, paróquia de Fátima festeja o centenário da capela da localidade em honra de Nossa Senhora da Conceição. Ciclo comemorativo termina em Dezembro
a comunidade da amoreira, paróquia de Fátima festeja o centenário da capela da localidade em honra de Nossa Senhora da Conceição. Ciclo comemorativo termina em DezembroÉ uma capelinha pequenina, no meio da localidade. Possui menos de uma dezena de lugares sentados em frente ao altar de Nossa Senhora da Conceição. Desde ontem, 2 de Maio, possui um painel de azulejo evocativo da fé dos habitantes da comunidade.
Dezenas de pessoas participaram na celebração solene, do centenário da capela, a 2 de Maio. a Eucaristia foi presidida pelo pároco Rui Marto e co-celebrada por três sacerdotes, um dos quais o padre Herculano Silva, superior da comunidade de Lisboa dos missionários da Consolata, e natural dali.
além da crise económica e financeira, a nossa crise é espiritual, afirmou Rui Marto, durante a homilia. as revoluções do tempo, do bem-estar, têm trazido certas dificuldades aos construtores de um mundo novo, acrescentou o responsável da paróquia dos pastorinhos.
O presidente da celebração convidou os fiéis a confiarem mais em Deus. Maria ensina aos seus filhos o caminho da vida, a cuidar da fé.
Na Eucaristia em que estiveram presentes pessoas da comunidade com mais idade, o destaque foi para a ‘Ti Maria albertina’ que comemorou 94 primaveras e ouviu cantar os parabéns. a habitante mais idosa da localidade, de 101 anos, descerrou o painel de azulejo.
Durante a tarde de hoje, 3 de Maio, haverá uma procissão com as crianças que hoje fizeram a primeira comunhão e será inaugurado um painel evocativo do centenário. Durante o mês de Maio é rezado ali naquele pequeno templo o terço, diariamente. O ciclo solene comemorativo do centenário termina a 8 de Dezembro, Dia da Imaculada Conceição.