170 peregrinos de Espinho partem a 6 de Maio, à meia-noite, rumo a Fátima. a 10 de Maio, chegarão ao santuário mariano
170 peregrinos de Espinho partem a 6 de Maio, à meia-noite, rumo a Fátima. a 10 de Maio, chegarão ao santuário mariano a peregrinação tem início a dia 3 de Maio, data em que, durante a Eucaristia das 19h na Igreja matriz da cidade. O grupo recebe o estandarte paroquial, após o que decorrerá um convívio entre os participantes, adianta o Jornal de Espinho.
Já a caminhada de cinco dias tem início no dia 6, à meia-noite. Durante essa noite, os peregrinos, abençoados à partida pelo padre José Pedro, vão caminhar até albergaria, onde ficarão hospedados no quartel dos Bombeiros Voluntários.
Logo à saída de Espinho, os peregrinos têm um contacto com a religião. Nós, peregrinos, somos enviados não só para fazer uma catequese pelo caminho, como também para mostrar às outras localidades essa catequese, explicou o coordenador do grupo.
Subordinada ao tema Os puros de coração verão a Deus, a peregrinação de Espinho até Fátima faz-se, maioritariamente, durante a noite. Os peregrinos a pé farão uma média de 45 quilómetros por dia.
Há quem se junte ao grupo vindo de Portimão. O coordenador deu o exemplo de um participante que vem de comboio até Espinho. Depois vai a pé com o grupo, sendo que alguns dos elementos são de Vila Verde, em Braga.
O cansaço físico e mental apodera-se muitas vezes dos peregrinos, adianta antónio Pais. a organização tem elementos que, durante o percurso, acompanham, as pessoas com maiores dificuldades para lhes tentar elevar a moral e o estímulo.