No próximo domingo 3 de Maio decorre a 5º Festa do Bairro do Zambujal. Festeja-se o seu padroeiro, São José. a cada ano aumenta o interesse da população pela cerimóniaNo próximo domingo 3 de Maio decorre a 5º Festa do Bairro do Zambujal. Festeja-se o seu padroeiro, São José. a cada ano aumenta o interesse da população pela cerimónia a ideia de escolher um padroeiro e realizaruma festa em sua honrasurgiu de um grupo de cristãos que sereunia aos domingos. Consideravam que seria bom para fazer renascer os adormecidos’ , explica José Matias. O missionário da Consolata,responsável pela festa explica: achei que a ideia era genial! Sendo o desemprego uma das calamidades maiores do Bairro, talvez São José, padroeiro dos trabalhadores, pudesse fazer qualquer coisa nesse sentido.
a equipa de missionários, responsável pela comemoração, teve sempre em mente dois principais objectivos, desde o primeiro ano em que se realizou. São eles a evangelização e odiálogo intercultural. O bairro éum espaço de missão ad gentes’ para os Missionários da Consolata.
José Matias diz notar, ao longo destes anos, uma maior adesão à Igreja assim como uma maior aproximação das pessoas do bairro. Desde o início, a comunidade tem colaborado com muito interesse na festa. Mesmo aqueles que não participam nas celebrações de carácter religioso, estão sempre prontos para ajudar naquilo que podem, afirma o pároco. as pessoas do bairro vão tomando consciência da importância da festa do padroeiro. Estas coisas deveriam ser feitas mais vezes confessam muitos ao missionário.
O bairro do Zambujal pertence ao concelho da amadora e à paróquia da Buraca. a cerimonia religiosa inicia-se às 10:30 horas, com a procissão que parte do centro comunitário. Depois segue-se uma eucaristia campal, presidida pelo padre Carlos Matias. Os fiéis poderão reunir-se ao almoço e durante a tarde recreativa, em actividades como a musica e dança.