Responsáveis do projecto “Shrines of Europe” reúnem a 3 de Junho, em Fátima. De 4 a 6 de Junho decorre o V Congresso internacional de cidades-santuário
Responsáveis do projecto “Shrines of Europe” reúnem a 3 de Junho, em Fátima. De 4 a 6 de Junho decorre o V Congresso internacional de cidades-santuário a associação de cidades europeias com santuários marianos vai reflectir sobre as geminações. O tema deste encontro é O estabelecimento de geminações como forma de alcançar uma cooperação efectiva entre municípios cidades-santuário.
O objectivo dos trabalhos é dar ênfase às especificidades das geminações entre municípios cidades-santuário. Pretende-se ainda analisar as relações entre cidades-santuário ao nível cultural encarando a geminação com vista ao desenvolvimento sustentável.
O projecto europeu das cidades-santuário, intitulado Shrines of Europe, congrega as cidades de Fátima (Portugal), Czestochowa (Polónia), Loretto (Itália), Lourdes (França) e Mariazell (Áustria) e as respectivas organizações de promoção turística. Esta reunião de trabalho ocorrerá um dia antes do início do II Congresso ibero-americano de destinos religiosos e do V Congresso internacional de cidades-santuário, a realizar de 4 a 6 de Junho, no Cento Pastoral Paulo VI.
O grupo de trabalho Shrines of Europe realizou quatro congressos e publicou uma brochura de divulgação conjunta, em Novembro de 2008. a obra Os santuários marianos da Europa (na versão portuguesa) terá apresentação pública em Portugal num dos momentos do congresso, a 4 de Junho.