«Mais de 67 mil cidadãos deste país devem a sua formação básica aos Seminários. a Igreja deu um contributo significativo à formação cí­vica e cristã»
«Mais de 67 mil cidadãos deste país devem a sua formação básica aos Seminários. a Igreja deu um contributo significativo à formação cí­vica e cristã»312 antigos seminaristas e seus familiares participaram no primeiro congresso de antigos seminaristas. 18 seminários diocesanos e 20 de institutos religiosos estiveram representados. Dois dos participantes frequentaram o Seminário de Praia/Cabo Verde, um o Seminário de Badajoz/Espanha e um outro o Seminário Nova Lisboa/Guiné.
Terminou o primeiro Congresso de antigos alunos dos seminários de Portugal. Uma das conclusões que saiu destes trabalhos é, para os participantes, o enriquecimento pessoal que proporcionou pelas vivências humanas e espirituais e, sobretudo, pela relação interpessoal.
Foi ainda sugerido que as Universidades públicas e a Universidade Católica incentivassem a realização de trabalhos de investigação para aferir o papel dos antigos alunos na cultura em geral e, sobretudo na literatura, música, história e acção social. O inquérito, apresentado logo no primeiro dia dos trabalhos, e os testemunhos evidenciaram, de modo eloquente, que os Seminários desempenharam um papel relevante na instrução e formação cívica e cristã.
Nos 15 pontos que resumem os trabalhos que se realizaram de 24 a 26 de abril, em Fátima, foram dados contributos para definir os modelos de Seminário que dêem resposta à necessidade de formar sacerdotes com uma nova cultura de vocação, realmente missionários e evangelizadores, preparados para, nesta cultura pós moderna, se reencontrarem consigo mesmos e se abrirem ao seu semelhante e ao amor de Deus.