8 rapazes e 7 raparigas iniciam, amanhã, 26 de abril, uma semana de experiência de contacto com a vivência nos seminários e casas religiosas
8 rapazes e 7 raparigas iniciam, amanhã, 26 de abril, uma semana de experiência de contacto com a vivência nos seminários e casas religiosasÉ uma oportunidade de viverem ao ritmo de uma comunidade. Os rapazes vão estar no Seminário dos Olivais e as raparigas na Casa das Discípulas do Divino Mestre, em Camarate. até 1 de Maio, Cada um, correspondendo aos seus afazeres, viverá essa Semana rezando e convivendo nessas casas.
a maioria do jovens tem feito uma caminhada vocacional connosco e pretende-se agora alargar essa experiência e permitir-lhes viver ao ritmo dos seminaristas e das jovens que se preparam numa casa religiosa feminina, explicou um sacerdote do sector de animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa. Esta Semana.com, realiza-se este ano pela primeira vez, sucede a uma experiência semelhante, interrompida em 2001, de um dia (Dia.com).
De manhã participam nas primeiras orações, após o que cada um segue para as suas vidas habituais, estudos ou trabalho. ao fim do dia voltam, participando na eucaristia, no jantar e nas actividades que se lhe seguem, seja uma palestra ou um convívio, adiantou Rui de Jesus, à Lusa. O objectivo da experiência é desmistificar a ideia que se tem dos seminários e das casas religiosas como locais fechados, acrescentou.
a iniciativa integra-se na 46. a Semana de Oração pelas Vocações, que decorre em todo o país entre 26 de abril e 1 de Maio. a diocese de Lisboa publicou um opúsculo onde, além de textos teológicos acerca das vocações, apresenta três Catequeses para a infância, para a adolescência e para os jovens. a 3 de Maio é o Dia de oração pelas vocações.