Patriarca de Lisboa convida fiéis a viverem espiritualmente o momento da canonização do beato Nuno de Santa Maria . acto solene terá lugar em Roma, a 26 de abrilPatriarca de Lisboa convida fiéis a viverem espiritualmente o momento da canonização do beato Nuno de Santa Maria . acto solene terá lugar em Roma, a 26 de abril a poucos dias da canonização do beato Nuno de Santa Maria , a 26 de abril, pelo Santo Padre, José Policarpo escreveu a todas as comunidades cristãs do patriarcado. Incentiva os fiéis a associarem-se às celebrações oficiais, em Roma, quer noutros actos, na diocese.
O patriarca de Lisboa preside, às 21h, à vigília de oração na Igreja de Santo antónio dos Portugueses, em Roma. Na diocese lisboeta, às 21h30, haverá vigília de oração preparatória da canonização, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa. Será presidida pelo bispo auxiliar,Joaquim Mendes.
No dia 27 de abril, às 15h, na basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, haverá uma celebração de acção de graças, no espírito do ano Paulino. Preside o cardeal patriarca de Lisboa. José Policarpo preside, também, a 10 de Maio, às 16h, na igreja de Santo Condestável, em Lisboa, a uma celebração de acção de graças.
O beato Nuno de Santa Maria, sendo um santo de Portugal, nação a cujo serviço exerceu uma função pública, num momento particularmente delicado da consolidação da nossa nacionalidade, é também um santo de Lisboa, onde viveu a última parte da vida como irmão da Ordem do Carmo, lembra José Policarpo.
O cardeal assinala o testemunho heróico de humildade e de caridade, expressa sobretudo no amor dos pobres a quem deu todos os seus bens e serviu com grande humildade. O bispo de Lisboa confirma que o beato Nuno de Santa Maria é um santo que muito diz à diocese de Lisboa, onde se construiu a primeira igreja que o tem como orago, a igreja de Santo Condestável.