« a História Social existe?» é o tema da primeira sessão do Seminário de estudos de História Social e Religiosa
« a História Social existe?» é o tema da primeira sessão do Seminário de estudos de História Social e Religiosa a primeira sessão realiza-se amanhã, 25 de Março, entre as 17h e as 19h, na Universidade Católica Portuguesa. Os oradores serão os professores José Miguel Sardica (Faculdade de Ciências Humanas) e Nuno Estêvão (CEHR).
Os docentes, através dos seus percursos de investigação e da diversidade de perspectivas de abordagem da sociedade, introduzirão o tema: a História Social existe?. O Seminário de estudos de História Social e Religiosa é uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) e o Centro de Estudos de Serviço Social e Sociologia (CESSS) da Universidade Católica Portuguesa.
Este curso incidirá sobre a história social portuguesados séculos XIX e XX. Realiza-se em sessões bimensais, cada uma com um tema específico, numa perspectiva interdisciplinar, que integra contributos da história, sociologia, serviço social, economia, antropologia, filosofia e teologia.
Este Seminário pretende constituir uma oportunidade de encontro e reflexão entre docentes e investigadores, assim como de formação para os estudantes, fomentando a realização de trabalhos fora do quadro académico tradicional, assim como a criação de uma rede informal de contacto e formação abarcando todos os seus intervenientes, adianta a organização.