“O MOSTEIRO D a BaTaLH a ” Património da Humanidade” é o tema da próxima tertúlia no Museu a realizar-se a 27 de Março, sexta-feira, pelas 21h, no MaSE -Museu de arte Sacra e Etnologia
“O MOSTEIRO D a BaTaLH a ” Património da Humanidade” é o tema da próxima tertúlia no Museu a realizar-se a 27 de Março, sexta-feira, pelas 21h, no MaSE -Museu de arte Sacra e EtnologiaJúlio Órfão, director deste monumento sob tutela do Instituto de Gestão do Património arquitectónico e arqueológico (IGESPaR), será o convidado especial desta edição. Este antigo aluno do Seminário da Consolata, é natural da freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, é licenciado em História e possui uma Pós-graduação em Educação Patrimonial.
Foi docente do ensino secundário no Centro de Estudos de Fátima, vereador da Câmara Municipal da Batalha, autor de diversas obras sobre o Mosteiro da Batalha, sendo o seu director desde 1992. Foi também representante da Secretaria de Estado da Cultura na Comissão Regional de Turismo da ex-Região de Turismo de Leiria-Fátima.
Classificado pela UNESCO como Património Mundial em 1983, o Mosteiro da Batalha é o símbolo mais marcante da Dinastia de avis. Construído por iniciativa de D. João I, na sequência de um voto à Virgem, caso vencesse a Batalha de aljubarrota (1385), as obras iniciaram-se logo no ano seguinte, sob direcção do arquitecto português afonso Domingues.
O Mosteiro tem sofrido aos longos dos anos graves problemas de conservação em virtude da proximidade do IC2, aguardando-se há largos anos a construção de uma variante que desvie o tráfego de veículos, principalmente os pesados. No dia 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das 7 Maravilhas de Portugal.
Tertúlias no Museu resulta de uma parceria entre o Museu de arte Sacra e Etnologia dos Missionários da Consolata e a Junta de Freguesia de Fátima visando desenvolver mecanismos culturais para a comunidade local. a entrada é livre.