a tuberculose fez 2686 novos doentes em 2008
a tuberculose fez 2686 novos doentes em 2008Em antecipação ao Dia mundial da Tuberculose, a 24 de Março, especialistas estão reunidos em Lisboa para definir compromissos de combate à doença, adianta o Expresso. apesar dos casos continuarem a diminuir, agora com menos 7. 2 por cento, a média mantém-se acima da média da União Europeia.
Os índices pioram quando diz respeito aos infectados com VIH, ou em casos de multirresistência.
Os especialistas não têm dúvidas sobre a necessidade de detectar precocemente os casos de infecção, ainda que a dença seja, actualmente, esquecida. além disso,na prevenção e na terapêutica usa-se o que sempre se usou, diz o presidente do Colégio de Pneumologia da Ordem dos Médicos, Carlos Robalo Cordeiro. É preciso ter novos antibióticos, mais eficazes e com menos tempo de tratamento, e uma vacina moderna, acrescenta o presidente da associação Nacional da Tuberculose e das Doenças Respiratórias, artur Teles araújo.
ao semanário Expresso, o ex-Presidente da República, salienta o desejo de, no final do mandato, ter contribuído para que a tuberculose faça parte da agenda mundial, para que seja vista como uma questão de saúde pública, em que estão em causa, não só direitos humanos elementares, mas também as condições de desenvolvimento económico e social das sociedades.
Jorge Sampaio expressa ainda a esperança de ter contribuído para sensibilizar a opinião pública, especialmente os jovens, nos quatro cantos do mundo para a tuberculose e ter dado motivos de alguma renovada esperança aos doentes da tuberculose e às suas comunidades.