antigo presidente português, Jorge Sampaio, e a Rainha da Jordânia, Rania al abdullah, recebem Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, hoje, 16 de Março, numa sessão solene na assembleia da República
antigo presidente português, Jorge Sampaio, e a Rainha da Jordânia, Rania al abdullah, recebem Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, hoje, 16 de Março, numa sessão solene na assembleia da RepúblicaRaina al abdullah tem dedicado uma parte importante da sua vida às causas das crianças e das mulheres de meios mais desfavorecidos da Jordânia. Fundou instituições, como a Jordan River Foundation e a Dar al-aman , refere um comunicado do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa. as actividades da Rainha da Jordânia abrangem temas como a educação, saúde, direitos, segurança e ambiente. as suas acções sociais têm sempre presentes o diálogo intercultural e a promoção de uma maior compreensão e tolerância em todo o mundo.
Sobre Jorge Sampaio, o Centro Norte-Sul destaca que os seus mandatos presidenciais, entre 1996 e 2006, foram arcados pela valorização de temas essenciais para o desenvolvimento da sociedade portuguesa. São exemplo disso a educação, o ensino superior e a ciência, a inovação empresarial, o desenvolvimento local e a cidadania. O comunicado sublinha o papel de Jorge Sampaio, enquanto presidente, no estreitamento das relações com os países de língua oficial portuguesa e os cargos internacionais que exerce, nomeadamente o de enviado especial para a luta contra a Tuberculose e de alto Representante das Nações Unidas para a aliança das Civilizações.
Foi um reconhecimento que é sempre agradável e é um estímulo para continuar nas causas que foram afinal de contas sempre as causas da minha vida, declarou Jorge Sampaio à agência Lusa. O antigo chefe de estado português declarou conhecer o trabalho da co-premiada, rainha da Jordânia, Rania al abdullah: Obviamente que é uma honra para mim estar no mesmo dia com a Rainha da Jordânia e ser co-premiado com ela, uma pessoa que se tem dedicado a várias causas sociais, culturais e económicas de pessoas desfavorecidas.
O Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, em cooperação com a assembleia da República, organiza a cerimónia de entrega do 14º Prémio do organismo, onde estarão presentes o presidente da República, Cavaco Silva, o rei da Jordânia, abdullah bin al Hussein, e o presidente da assembleia da República, Jaime Gama. O Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, com sede em Lisboa, foi criado em 1990 com o objectivo de sensibilizar a opinião pública europeia para a diversidade e complexidade das relações entre a Europa e os países do Sul.
Desde 1995, atribui aquele prémio a duas personalidades, uma do Norte e outra do Sul, destacando o trabalho na protecção dos direitos humanos e no fortalecimento das relações Norte-Sul. Jorge Sampaio é o terceiro português premiado, depois do antigo presidente da República, Mário Soares, em 2000, juntamente com Marguerite Barankitse, do Burundi, e do antigo presidente da assembleia da República, antónio de almeida Santos, em 2003, em conjunto com a sul-africana Frene Ginwala.