O prefeito emérito da Congregação das Causas dos Santos é enviado especial do Papa ao 50º aniversário do Santuário de Cristo ReiO prefeito emérito da Congregação das Causas dos Santos é enviado especial do Papa ao 50º aniversário do Santuário de Cristo ReiJosé Saraiva Martins vai presidir às celebrações dos 50 anos do Santuário de Cristo Rei, em almada a 17 de Maio. À Rádio Renascença, o purpurado diz ser uma grande honra.
Para o cardeal português certamente o Papa quis render uma homenagem a Portugal, que ama muitíssimo. E faço votos que, quanto antes, o possa visitar. a nomeação de um enviado especial em vez de um de um legado pontifício é uma forma próxima e elevada de Bento XVI manifestar a sua presença.
as comemorações terão um programa rico e variado com um concurso nacional e a publicação de dois livros. a festa terá um sabor especial, já que a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima que se encontra na Capelinha das aparições vai sair do Santuário pela décima vez e estar presente nestas celebrações. a imagem chega a Lisboa no dia 16 de Maio, estando programada uma celebração na Praça do Comércio.
Nessa tarde será levada numa embarcação da Marinha Portuguesa, para almada. Lá ficará na igreja paroquial, para uma vigília de oração. No final da manhã do dia 17, será levada em procissão, para o Santuário de Cristo Rei. ali estará presente nas celebrações comemorativas marcadas para as 16h, com a presença dos bispos portugueses.