é uma estratégia para tirar os sem-abrigo da rua. O secretário de Estado da Segurança Social anunciou a criação de um projecto-piloto para conceder habitação a 50 pessoas
é uma estratégia para tirar os sem-abrigo da rua. O secretário de Estado da Segurança Social anunciou a criação de um projecto-piloto para conceder habitação a 50 pessoasO projecto chama-se ‘House first’ e vai ser lançado inicialmente em Lisboa. O objectivo é conceder uma habitação digna aos que vivem na rua, numa primeira fase. Depois será trabalhado o plano de autonomização, explicou Pedro Marques.
O projecto, incluído na Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas Sem-abrigo, decorrerá até 2015. Incide em três áreas específicas: prevenção, intervenção e acompanhamento.
O governo estima apoiar cerca de dois mil sem-abrigo, adianta o responsável, citado pela Lusa. Este programa contempla uma verba de 65 milhões de euros.
Os dados da Santa Casa da Misericórdia, cerca de 1150 pessoa sem-abrigo. São na maioria homens portugueses, alcoólicos, e com idades entre os 34 e os 44 anos.
Um levantamento recente desenvolvido pela equipa de rua da Câmara Municipal de Lisboa revelou que as freguesias dos anjos e do Socorro são as que albergam mais sem-abrigo. Seguem-se as de São Paulo, Madalena, Santa Engrácia e São José.