” a Lei do Senhor é perfeita; ela reconforta a alma… São justos os mandamentos do Senhor: eles alegram o coração”. (Salmo 19, 8-9)
” a Lei do Senhor é perfeita; ela reconforta a alma… São justos os mandamentos do Senhor: eles alegram o coração”. (Salmo 19, 8-9)Decididamente, Deus e o seu Cristo, Jesus, foram através de todos os tempos os maiores revolucionários da história da humanidade. Senão, vejamos a primeira leitura da liturgia deste Domingo (Livro do Êxodo, 20,1-17).
Não terás nenhum deus além de mim… Não hás-de prostrar-te diante de outros deuses nem prestar-lhe culto (v. 3-5). Se olhamos com verdade à nossa volta, e por esse mundo de Deus além, não é difícil ver como a nossa sociedade construiu para si uma alcatruzada de deuses-ídolos que são mais adorados do que o Deus Criador e Salvador: os deuses da riqueza a todo o custo, ídolos do desporto, dos filmes, da canção, da política muitas vezes, da fama, da indecência, da imoralidade e semelhantes, para tanta gente mais importantes que o verdadeiro Deus.como diz o Livro da Revelação ou apocalipse, E, maravilhados, todos os habitantes da terra adoraram a Besta aclamando: Quem semelhante à Besta?… (apoc 13, 4).
Disse Deus: Hás-de lembrar-te do dia de sábado para o santificar (v. 5). E há mestres’, assim chamados, de coisas sagradas’, até mesmo em universidades ditas católicas’, ou em outros lugares onde se deveriam só ensinar as verdades e as doutrinas da Igreja pelas quais morreram centenas de milhares de mártires, mestres’ que já ensinam livremente a não-importância deste mandamento, com a conivência de quem melhor deveria saber e ensinar. Eliminam assim o mandamento de Deus para aconselharem ao povo que Deus criou uma feição de viver contrária à vontade expressa por Deus, racionalizando assim para os outros, esses pseudo-profetas, o erro que lhes habita a alma. Provavelmente, lá no fundo, sabem que estas leis humanas que propõem são a antítese da Lei de Deus.
Disse Deus: Honra pai e mãe, para teres vida longa na terra… (v. 12). Um dos grandes progressos na história da humanidade é sem dúvida, o valor do indivíduo e o respeito (não necessariamente sempre a aceitação) das suas ideias. Desafortunadamente, com a cumplicidade de outras pessoas que deveriam interpretar as leis seguindo a vontade explícita de Deus, não é este mandamento sempre praticado por diversos filhos e filhas. E isto Cristo apostrofou durante a sua vida na terra como Filho do único Legislador, Deus (cf. Mat 15,4-6). a conclusão de Deus é lógica: anula-se a promessa divina de longos dias sobre a terra, especialmente de dias passados com a bênção que Deus concede aos que honram e mostram amor ao pai e à mãe.
Esta honra e amor aos pais funda-se no facto que os pais são, para seus filhos, representantes de Deus: foi essa a razão porque Cristo obedecia a Maria e a José, Ele que era Filho de Deus: Maria e José representavam para Ele o Pai do Céu de quem Ele era Filho Unigénito. • Mais ainda, muitos filhinhos/as concebidos nunca verão a luz da vida, porque pais e mães’ há que põem em prática a sua decisão de eliminar mortalmente os seres inocentes por Deus criados no ventre de suas mães. Esta decisão de muitos futuros pais e mães’ são a assinatura oficial de renúncia à felicidade física, psicológica e espiritual prometida por Deus a todos os pais e mães que ele escolheu para seus colaboradores no desenvolvimento da história da humanidade.
Disse Deus: Não cometerás adultério. Disse Jesus-Salvador: Pois eu digo-vos: todo o homem que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração (Mat 5,28). (Cf. 1 Cor 6,9: … Nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros… herdarão o Reino dos Céus).
O outro lado da moeda
Como é prometedor ver dezenas de milhares de pessoas que, por exemplo, correm às igrejas ou santuários para melhor examinarem a própria vida e acertar agulhas com as palavras de Cristo e da verdadeira Igreja! Mesmo o número de jovens que se voltam para Cristo tem vindo a aumentar recentemente, para seu louvor e louvor de Deus. Dizia-me uma vez um membro duma religião diferente da minha: Vim a Fátima para mudar de vida porque penso que Deus está aqui mais perto de nós.
São muitas as pessoas que são sal espiritual do mundo e que dão sabor à terra que o Senhor criou para que nela viva a sua graça. São fermento eleito que farão crescer muita massa aliando a Cristo muitos alienados pela devassidão que assola certas partes do mundo. São, estes e estas, auroras de beleza que encantam os próprios anjos, que dão à vida o sabor original que Deus sentiu depois de tudo criar: E Deus viu que tudo o que tinha criado era bom (Gén 1,25). Que desta vontade de Deus vibre a nossa Quaresma.