Já estão confirmados os conferencistas do II Congresso ibero-americano de destinos religiosos e V Congresso Internacional das Cidades Santuário, que irá decorrer de 4 a 6 de Junho
Já estão confirmados os conferencistas do II Congresso ibero-americano de destinos religiosos e V Congresso Internacional das Cidades Santuário, que irá decorrer de 4 a 6 de JunhoO programa dos trabalhos também já está definido. assim, dia 4, primeiro dia de trabalhos, a manhã será preenchida com uma intervenção de Paul Claval, professor emérito da Universidade de Paris IV (Sorbonne), sob o tema Deslocação e destino: dinâmicas comparadas da peregrinação e do turismo. Segue-se uma intervenção de Myra Shackley, professora da Nottingham Trent University (Reino Unido), com a conferência Gerindo os visitantes dos destinos de peregrinação do séc. XXI: acessos, equipamentos e infra-estruturas.
Depois de uma pausa, ainda durante a manhã, segue-se a intervenção de Xosé Manuel Santos Solla, titular de Geografia Humana na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), que abordará a gestão dos destinos de turismo religioso: o caso de Santiago de Compostela. Da parte da tarde duas mesas redondas sobre Problemas e desafios na gestão dos destinos de turismo religioso e peregrinação e acolhimento de públicos diferenciados em lugares sagrados darão continuidade aos trabalhos, até ao jantar oficial.
No segundo dia de trabalhos, Dallen J. Timothy, da School of Community Resources and Development, arizona State University, (EUa), abordará os Mercados antigos e novas procuras: destinos de peregrinação para turistas culturais, seguido por Noga Collins-Kreiner, professora da Universidade de Haifa (Israel) que falará sobre Entre a peregrinação e o turismo: organização, gestão e promoção de espaços partilhados.
Segue-se a intervenção de Cristina Teresa Carballo, professora da Universidade de Luján (argentina), com o tema a força do sagrado e as práticas de peregrinação como territórios dinâmicos – argentina. Do programa fazem parte duas mesas redondas: Promoção e preservação de arte e património em destinos turístico-religiosos e Desenvolvimento sustentável dos lugares de acolhimento religioso. O terceiro dia de congresso é marcado por visitas à região.
as apresentações de cada conferência já se encontram disponíveis, junto com o programa e outras informações, na página oficial do Congresso na internet. as inscrições estão abertas e são possíveis em três diferentes modalidades.