No ano em que festeja os seus 50 anos, o Cristo Rei transformou-se no “miradouro” para Lisboa, tendo sido esquecidos os motivos da sua construção
No ano em que festeja os seus 50 anos, o Cristo Rei transformou-se no “miradouro” para Lisboa, tendo sido esquecidos os motivos da sua construçãoO reitor do santuário de Cristo Rei lamenta que o monumento seja encarado como um miradouro para a cidade de Lisboa. Numa sociedade laica, caracterizada por uma alteração de mentalidades, a imagem do Cristo Rei é vista hoje como uma memória histórica pertencente ao passado, afirma.
Sezinando alberto fala num projecto a iniciar, a construção de um santuário espiritual, pela ocasião dos 50 anos do Cristo Rei. agradecer o dom da paz e demonstrar ao mundo a fé da nação portuguesa foram os motivos subjacentes à construção da obra, explica o reitor. O santuário foi edificado para demonstrar o agradecimento do país por não ter participado, na segunda guerra mundial. a ideia partiu do cardeal-patriarca Manuel GonçAlvesCerejeira.
O monumento está localizado no concelho de almada. À sua base, encontra-se a capela de Nossa Senhora da Paz . Esta contém, no seu interior, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, construída pelo escultor Leopoldo de almeida.