Em Coimbra, membros de diferentes Igrejas cristãs querem perceber a diversidade na unidade. Debate será rematado com pistas para a acçãoEm Coimbra, membros de diferentes Igrejas cristãs querem perceber a diversidade na unidade. Debate será rematado com pistas para a acçãoDiscutir as convergências na fé entre cristãos é o objectivo de um encontro ecuménico que se realiza em Coimbra, no próximo dia 21 de Março, organizado pelo Graal. Uma tarde intensa de debates, com intervenções de membros de diferentes Igrejas para perceber a diversidade na unidade.
a abrir, Maria Carlos Ramos, do Graal, apresenta – sob o tema ao encontro de uma matriz de valores comuns – uma reflexão que visa discutir o Pluralismo cristão, possíveis de um caminho de unidade. No mesmo momento, Dimas de almeida, pastor presbiteriano, questiona Como tirar o ecumenismo do purgatório?, com o debate a ser moderado por José Manuel Pureza.
Na segunda parte do encontro, o tema que une os dois momentos é O interreligioso na coesão social. João Maria andré, da Faculdade de Letras de Coimbra, lança o debate sobre Potencialidades, limites e operadores do diálogo interreligioso face ao diálogo intercultural, com três representantes das Igrejas ortodoxa, católica e batista, alberto Teixeira, José antónio Pais e Marcos amazonas, respectivamente, a fecharem o encontro sobre Convergências na acção, em intervenções moderadas por alfredo Reis.
Este encontro ecuménico decorre no auditório da Escola Superior de Enfermagem (pólo a, na av. Bissaia Barreto, em Celas), na cidade de Coimbra, a partir das 14h30. a entrada é livre.