a Cáritas de Braga registou, em 2008, um aumento do número de casos de pobres
a Cáritas de Braga registou, em 2008, um aumento do número de casos de pobresEste aumento tem ligação com a chamada pobreza envergonhada, explica o director da Cáritas de Braga. Há pessoas que, com a actual crise, se sentem obrigadas a recorrer a apoio social, porque não têm outro remédio, esclarece José Pinto Dias, citado pela Lusa.
O aumento do número de pobres tem-se verificado nos últimos anos. Em 2008, foram 150, os pedidos de ajuda. No ano passado, a instituição serviu 5. 573 refeições e deu apoio a 2. 553 beneficiários do Projecto atena (iniciativa que tem como objectivo promover a inclusão e a melhoria das condições de vida de grupos específicos particularmente confrontados com situações de exclusão, marginalidade e pobreza persistente).
a Cáritas atendeu 897 pedidos no roupeiro social, proporcionou 814 banhos nos balneários, prestou auxílio a 68 vítimas de violência doméstica, fez 21 empréstimos de camas, 19 empréstimos de cadeiras de rodas e dois decanadianas. ajudou 18 beneficiários num projecto de formação e realojou três pessoas sem-abrigo.