«Elas da Favela» e «Women of Kibera» serão exibidos dia 8 de Março, no Fórum FNaC Chiado, pelas 16h30m. a entrada é livre«Elas da Favela» e «Women of Kibera» serão exibidos dia 8 de Março, no Fórum FNaC Chiado, pelas 16h30m. a entrada é livre a amnistia Internacional – Portugal, a associação para o Planeamento da Família, o Instituto Marquês de Vale Flor e a Objectivos 2015-Campanha do Milénio das Nações Unidas comemoram o Dia Internacional da Mulher com a exibição de dois documentários. Segue-se uma tertúlia sobre a actual situação das mulheres, vista a partir dos Objectivos de Desenvolvimento Milénio.
Nove anos depois da assinatura da Declaração do Milénio que consagrou os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que dizem, directa ou indirectamente, respeito às mulheres, a análise sobre o que foi conseguido e o que falta fazer. No debate participam Inês Malta da associação para o Planeamento da Família, ana Isabel Castanheira do Instituto Marquês Valle Flor e Luís Mah do Objectivo 2015 – Campanha do Milénio.
Documentários
Elas da Favela é um documentário sobre a vida de seis mulheres que dão o seu testemunho, alguns meses após uma mega operação policial no Complexo do alemão, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, em Julho de 2007. Durante a operação policial 19 pessoas morreram e 13 ficaram feridas.
Woman of Kibera conta a história de mulheres que vivem em situação de pobreza num dos bairros mais pobres do mundo: Kibera em Nairobi, Quénia. aborda as questões que afectam as mulheres e raparigas ao longo da sua vida, incluindo as infecções com HIV, os obstáculos que têm de superar para poderem completar a sua educação e o risco de violência que resulta do facto de viverem num ambiente inseguro e sem protecção policial.