São já duas as mensagens para esta Quaresma que se encontram no You Tube: a do bispo do Porto e do bispo do FunchalSão já duas as mensagens para esta Quaresma que se encontram no You Tube: a do bispo do Porto e do bispo do FunchalOs bispos portugueses descobriram as possibilidades que o You Tube (canal de partilha de vídeos e música). Depois da mensagem do bispo do Porto, o bispo do Funchal segue as mesas pisadas.
O prelado portuense, Manuel Clemente apela a uma vida mais austera neste tempo de oração, jejum e partilha. Temos que, como sociedade até, procurar uma vida mais austera, uma vida que seja menos de gasto das coisas e mais de fruição delas, de modo que os bens cheguem para todos e em todos se projectem, no sentido mais realizador das suas vidas, sublinha.
Manuel Clemente aponta também a uma solidariedade activa, para com os que não têm emprego ou que correm risco de o perder. Creio que, até como obra de Quaresma, verdadeira obra de penitência e conversão, devemos fazer tudo o possível para que, ao longo destas semanas que atravessamos e destes tempos que estamos a viver, mais gente veja o seu trabalho garantido, defendeu o bispo.
Na sua mensagem, o bispo antónio Carrilho apela ao jejum e à caridade para com os mais pobres, neste tempo. Porque o amor de Deus incarna em gestos humanos concretos, a Igreja, fiel a Deus e ao homem, não pode ficar indiferente perante as situações gritantes de pobreza, fome, indigência e sofrimento, de uma grande parte da família humana, longe de nós e bem perto de nós, salienta.
O prelado assinala pequenos gestos que os fiéis podem fazer, nesta caminhada quaresmal, como partilhar alegre e generosamente o nosso tempo: visitar os doentes, consolar os tristes, animar os que vacilam e testemunhar a esperança, onde o desamor, a solidão e a tristeza se instalaram. a renúncia quaresmal da diocese do Funchal reverte a favor das vítimas das recentes cheias em Moçambique,e para um Fundo social diocesano, para ajuda mais eficaz às situações de pobreza real, muitas vezes envergonhada, que algumas instituições da Igreja bem conhecem.