Os cristãos entram hoje (quarta-feira) no tempo da Quaresma. São 40 dias de oração, jejum, penitência, vividos pelos angolanos, numa atmosfera muito especial. Bento XVI visita o país, de 20 a 23 de Março
Os cristãos entram hoje (quarta-feira) no tempo da Quaresma. São 40 dias de oração, jejum, penitência, vividos pelos angolanos, numa atmosfera muito especial. Bento XVI visita o país, de 20 a 23 de Março a Quaresma é um período de arrependimento e de conversão.começa na Quarta-feira de Cinzas (hoje) e termina no Domingo de Ramos. Data do século IV e é um tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência.
a cor litúrgica usada é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual e de preparação para o mistério pascal.
a sua duração (40 dias) está baseada no símbolo do número quarenta, na Bíblia. Referências aos quarenta dias do dilúvio, aos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, aos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, aos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e aos 400 anos que durou o amílcar dos judeus no Egipto.