Os ofertórios das Eucaristia do terceiro domingo da Quaresma revertem a favor das Cáritas diocesanas
Os ofertórios das Eucaristia do terceiro domingo da Quaresma revertem a favor das Cáritas diocesanasTodas as Cáritas diocesanas realizam múltiplas actividades na semana da Cáritas, que decorre de 8 a 15 de Março. Colóquios, exposições temáticas, recolhas benévolas de sangue, intervenções nos media, sessões culturais, celebrações religiosas fazem parte das actividades para a semana que antecede o Dia nacional da Cáritas, sob o lema Se não tiver caridade, nada sou (1. a Cor 13, 2).
Será na diocese de Lamego que decorrerão as iniciativas de âmbito nacional: a instalação da Tenda Partilha, a visita de representantes de algumas Cáritas diocesanas e paroquiais a comunidades lamecenses; um colóquio sobre a responsabilidade dos cidadãos no combate à crise financeira e económica destinado à população em geral e uma noite cultural fazem parte do programa já definido. O Dia nacional da Cáritas ficará marcado pela celebração da Eucaristia, presidida pelo bispo de Lamego.
Em todas estas actividades estarão presentes as preocupações de muitas famílias portuguesas já atingidas pela crise financeira e económica que grassa pelo mundo e de todas as outras que, infelizmente, ainda virão a sofrer por causa dela, explica Eugénio da Fonseca. O peditório público a realizar, entre 12 e 15 de Março, em todo o país, será, a actividade mais significativa e, face a conjuntura actual, bastante determinante para apetrechar as Cáritas diocesanas de alguns dos recursos financeiros que irão precisar para atender aos muitos pedidos de ajuda, sublinha o presidente da Cáritas Portuguesa.
Eugénio da Fonseca defende que a edificação de uma sociedade mais justa e solidária não é apenas responsabilidade dos cristãos. a Cáritas pretende dar o seu contributo para que todas e todos assumam os seus compromissos cívicos, nomeadamente dando de si e dos seus bens em favor dos seus concidadãos mais carenciados, adianta.