Os padres da diocese do Porto estão a ser, cada vez mais, procurados por pessoas em situação de pobreza
Os padres da diocese do Porto estão a ser, cada vez mais, procurados por pessoas em situação de pobrezaO Conselho presbiteral do Porto adianta que os sacerdotes são, cada vez mais, procurados por pessoas em situações de pobreza, que toca a indigência. a reunião em que a situação económica e social foi analisada contou com a presença do economista alberto Castro, adianta a Lusa.
Para este economista, que também preside à Comissão diocesana de Justiça e Paz, a diocese do Porto vai ser a mais atingida pela crise do que o resto do país. a forte vocação exportadora, emprego pouco qualificado e baixos índices de produtividade são causas desta situação.
alberto Castro admitiu que o desemprego na área da diocese portuense já tenha atingido os 10 por cento, mas alertou que, em alguns concelhos mais vulneráveis, pode já afectar 15 ou 20 por cento da população activa. Um quadro negro confirmado pelas instituições diocesanas de acção sócio-caritativa, também presentes.
O Conselho presbiteral portuense considera que é uma exigência acrescida e indeclinável que as comunidades católicas estejam mais perto de todas as formas de pobreza, a todas as pessoas em dificuldades.como forma de apoio a situações de pobreza, o contributo penitencial da Quaresma destina-se ao fundo de solidariedade diocesano.