Condições climatéricas adversas, guerras e preços voláteis no mercado. Tudo contribui para a queda da produção de cereais
Condições climatéricas adversas, guerras e preços voláteis no mercado. Tudo contribui para a queda da produção de cereaisO mau tempo, os conflitos violentos e os preços voláteis do mercado podem forçar uma queda na produção mundial de cereais para este ano, antecipou esta quinta-feira a Organização para a agricultura e a alimentação (FaO), depois de já ter alertado para o facto de cerca de mil milhões de pessoas estarem a passar fome no mundo inteiro.
a seca e a alta dos preços dos alimentos em grande parte dos países em desenvolvimento, associado a um desvio de biocombustíveis e aos fracos incentivos pelos elevados custos de plantação no Ocidente, levaram à redução da produção de colheitas pela maioria dos grandes produtores.
a última edição do relatório da FaO sobre situação alimentar alertou para a persistência aguda de escassez alimentar em 32 países de todo o mundo e apontou a situação na Faixa de Gaza como motivo de especial preocupação.
Na África Oriental mais de 18 milhões de pessoas enfrentam uma insegurança alimentar grave, devido a conflitos, agitações, condições meteorológicas adversas ou uma combinação de factores, enquanto na África do Sul o número total de pessoas que vivem em insegurança alimentar é estimado em cerca de 8,7 milhões.