O bispo auxiliar de Bagdade declarou em Itália: “Nós, cristãos, corremos o perigo de desaparecer do Médio Oriente; estamos isolados e precisamos de ajuda urgente”
O bispo auxiliar de Bagdade declarou em Itália: “Nós, cristãos, corremos o perigo de desaparecer do Médio Oriente; estamos isolados e precisamos de ajuda urgente”O bispo Shlemon Warduni falou sobre a situação da minoria cristã no Iraque. Embora tolerada, é submetida a contínuas intimidações e ameaças que muitas vezes degeneram em raptos e homicídios de religiosos e leigos.
Segundo uma notícia na página da internet de Baghdadhope, o grande receio de Warduni é confirmado pelos números que mostram o forte decréscimo da população cristã nos diversos estados do Próximo e Médio Oriente. .
No Iraque os cristãos eram três por cento no tempo do regime de Saddam; hoje não chegam aos dois por cento. Em Mossul, onde há um ano foi encontrado morto o bispo Rahho, os cristãos eram 25 mil. agora não passam de poucas centenas. Cerca de 2500 famílias abandonaram as suas casas, embora algumas já tenham regressado.
Hoje vivemos as consequências e a destruição da guerra, com falta de electricidade, falta de gasóleo num país que flutua sobre o petróleo, com falta de ventiladores sob os 50 graus de temperatura durante o Verão, com raptos e actos terroristas que se sucedem. Para o bispo Warduni, chegou o tempo de promover um sínodo geral para os cristãos de todo o Médio Oriente. a situação é tal que leva a imaginar um cenário geral para esvaziar o Médio Oriente de cristãos.