Morgan Tsvangirai é primeiro-ministro de Robert Mugabe, o octogenário presidente de um país que ele mesmo arruinouMorgan Tsvangirai é primeiro-ministro de Robert Mugabe, o octogenário presidente de um país que ele mesmo arruinouO juramento de Tsvangirai simboliza a alba de uma nova erapara o Zimbabwe, afirma Daniel Makina, da Universidade da África do Sul. Resta saber se o governo de união nacional vai resistir. São muitas as expectativas desde que, a 15 de Setembro, foi assinado um acordo de partilha do poder.
a UNICEF, organismo das Nações Unidas para a infância, acaba de denunciar um desastre nacional, decorrente de 94 por cento das escolas das zonas rurais estaremfechadas. Os professores fugiram para escapar à violência desencadeada pelo regime depois do seu fracasso nas eleições de 29 de Março de 2008. Mais de metade da população do país está em risco de fome, agravada pela destruição das infra-estruturas sanitárias e por uma epidemia de cólera que já causou mais de 3. 400 mortos em cinco meses.
a crise pós-eleitoral lançou o país no abismo, arruinando o que restava de uma economia outrora próspera. a produção estagnou. O Zimbabwe está agora nas mãos dos doadores internacionais para conseguir os milhões de dólares indispensáveis à reconstrução do país. a oposição parece ter conseguido um pouco mais de que uma parte simbólica do poder. a perspectiva de eleições antecipadas não está fora do horizonte. Entretanto o velho Mugabe, de 84 anos, permanece teimosamente à frente do país que ele dirige desde a independência, em 1980, e que ele conduziu à ruína.