a situação de crise que se vive em Portugal é dramática. a Cáritas está a receber centenas de pedidos de apoio, em especial, na zona norte do país
a situação de crise que se vive em Portugal é dramática. a Cáritas está a receber centenas de pedidos de apoio, em especial, na zona norte do paísPessoas desempregadas ou com salários em atraso que não conseguem pagar as dívidas e estão à beira de ficar sem casa estão a pedir ajuda à instituição da Igreja. Este é um novo fenómeno, ao qual as Cáritas diocesanas não estão a conseguir dar resposta, adianta o Diário de Notícias.
as famílias vêm à procura de ajuda financeira para amortizar os empréstimos contraídos na habitação, adiantou ao jornal, Eugénio da Fonseca. O presidente da Cáritas assinala casos de pessoas que pedem auxílio, quando as cobranças começam a cair, e às vezes sem nada para comer porque todo o dinheiro foi para colmatar dívidas.
Não se trata de famílias pobres e desorganizadas, mas antes de pessoas que só precisam de uma ajuda pontual, defende o responsável. Para evitar que caiam na miséria, devem ser apoiadas no pagamento dos seus empréstimos, sublinha a Cáritas.
O governo devia criar uma linha de crédito para apoiar situações comprovadas de quem perdeu o posto de trabalho. O Estado podia ser fiador e partilhar a responsabilidade com os bancos, afirma Eugénio da Fonseca.