a Comissão Permanente da Cáritas Portuguesa pede à classe Política que «crie condições para o reforço dos meios dissuasores de falências oportunistas e fraudulentas»
a Comissão Permanente da Cáritas Portuguesa pede à classe Política que «crie condições para o reforço dos meios dissuasores de falências oportunistas e fraudulentas» a Cáritas Portuguesa apela ainda a todo o empenho na criação e manutenção de emprego, não excluindo o apoio aos que o tendo perdido, possam criar o seu próprio posto de trabalho. Reunido a 7 de Fevereiro, em Fátima, o grupo de trabalho da organização católica considera que, neste cenário de crise, o recurso ao crédito bancário com bonificações decrescentes das taxas de juros deverá ser, para o efeito, a opção a tomar.
Para a Comissão Permanente da Cáritas esta situação de crise teve origem no homem que fez da ganância a sua cartilha de valores, no egoísmo que só se satisfaz na busca da riqueza, na aquisição de bens supérfluos, na vida superficial, sem valores espirituais nem solidariedade. O comunicado divulgado pela instância oficial da Igreja para a promoção da sua acção social adianta que é necessário um empenho de todos na superação da actual situação.
Porque os tempos são tão preocupantes, é preciso que haja uma resposta solidária e invulgarmente forte, defende o documento. a dinamização da economia não deve deixar de lado as preocupações concretas e quotidianas das famílias atingidas pela crise, bem como o apoio às pequenas e médias empresas, pois nelas reside o verdadeiro fortalecimento do tecido económico.
a Cáritas lembra que já em Maio de 2008 tinha alertado para esta crise, preocupação agora reforçada pelos ecos que nos chegam do Portugal profundo e que nos falam de famílias amarguradas pelo desemprego, pelos salários em atraso, pelo aumento do custo de vida e pelas notícias preocupantes que todos os dias fazem manchetes nos jornais e são tema de abertura nos telejornais.
De 8 a 15 de Março de 2009, decorrerá a Semana Nacional da Cáritas. É subordinada ao tema Se não tiver caridade, nada sou.