Diversas personalidades da vida da Igreja e da sociedade civil destacam a figura do bispo auxiliar emérito de Lisboa, que será sepultado amanhã, em Ourém
Diversas personalidades da vida da Igreja e da sociedade civil destacam a figura do bispo auxiliar emérito de Lisboa, que será sepultado amanhã, em OurémO cardeal patriarca de Lisboa define o bispo auxiliar emérito de Lisboa como um homemcom uma inteligência penetrante. antónio dos Reis Rodrigues era um homem brilhante com capacidade de penetração nas coisas, de análise, de perspicácia, adiantou à Rádio Renascença.
José Policarpo recorda o temperamento jovial e um grande sentido de humor de um homem que, no seu tempo, marcou profundamente a formação da juventude universitária.
O cardeal lembra a amizade e fidelidade pastoral de antónio dos Reis Rodrigues ao seu predecessor, antónio Ribeiro e destaca o seu papel no final do antigo regime. Era um homem que não se expunha muito sendo que o actual patriarca considera que, ainda que sem nunca o ter dito, porventura teria tido desgosto de não ter sido bispo de alguma diocese.
Durante a Guerra colonial, o prelado nascido em Ourém, ocupou o lugar de bispo das Forças armadas. O que me fica do senhor D. antónio é a tocante e profunda cultura, o recorte literário, o gosto estético pelos grandes valores, a sua grande inquietação e preocupação pela abertura da Igreja ao mundo, adianta o actual bispo castrense, Januário Torgal Ferreira.
O actual bispo do Porto e anteriormente auxiliar de Lisboa recorda o bispo emérito com saudade e gratidão dos anos em que trabalharam em conjunto. Era um homem extremamente culto, uma pessoa queestava muito dentro dos assuntos e que os tratava com muito rigor, concretamente no campo cultural, em geral, e jurídico-social, em particular, sublinha Manuel Clemente.
Manuela Silva, antiga presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz considera que o Bispo era, de facto, uma pessoa de referência e foi-o para aquela geração e para outras que a sucederam, sublinha.
Manuel Braga da Cruz, reitor da Universidade Católica considera que antónio dos Reis Rodrigues foi uma grande figura da Igreja, foi assistente da juventude universitária católica e nessa qualidade teve ocasião de ajudar a formar uma elite católica que teve um papel de grande relevância.
Um dos homens com quem conviveu ao longo de 40 anos, Fausto Quadros, destaca o titular de Madarsuma como um homem extremamente culto, um grande pensador, uma pessoa extremamente dialogante e tolerante. além disso colaborou e ajudouna formação da personalidade de pessoas muito diferentes, e que são hoje pessoas marcantes da vida pública nacional a vários níveis.