é um site e pretende servir de elo de ligação entre as comunidades muçulmanas dos países lusófonos
é um site e pretende servir de elo de ligação entre as comunidades muçulmanas dos países lusófonosO Fórum de estudos islâmicos, sítio do Centro de Estudos africanos da Universidade do Porto (CEaUP), está operacional desde hoje, 2 de Fevereiro. Este projecto é uma tentativa de colmatar uma área do estudo académico em Portugal que não tem sido discutida, é um campo por desbravar. Temos que ficar cada vez mais atentos a esta realidade, afirmou um dos coordenadores do projecto.
Raul Braga Pires explicou, à Lusa, que o Fórum vai adoptar um ritmo jornalístico, com a colocação de notícias de vários órgãos de comunicação, sobre esta temática. Num segundo nível haverá um espaço de criação e divulgação de trabalhos Círculo no âmbito do Islão no espaço lusófono adiantou o responsável.
a disponibilização e discussão online de trabalhos nesta área interdisciplinar do conhecimento (História, Ciências Políticas, antropologia, Economia, Geografia, Filosofia), bem como constituir gradualmente um observatório social dessas comunidades são outras metas do Fórum de Estudos Islâmicos. O objectivo é fazer o que tem haver com o Islão no espaço lusófono, e todas as outras comunidades a que os lusófonos estão ligados, salienta o investigador do CEaUP.
O site disponível em português, nesta primeira fase, será editado, também, em árabe, inglês, francês, alemão e espanhol. O Fórum de Estudos Islâmicos do CEaUP está a funcionar, em fase experimental, desde Dezembro.