a eutanásia é uma «falsa solução para o drama do sofrimento». Trata-se de um acto «indigno do homem», afirmou o Santo Padre durante o Ângelus a eutanásia é uma «falsa solução para o drama do sofrimento». Trata-se de um acto «indigno do homem», afirmou o Santo Padre durante o Ângelus a verdadeira resposta não pode passar por dar a morte, por muito doce que seja. Mas, sim testemunhar o amor que ajuda a enfrentar a dor e agonia de modo humano, disse. as palavras de Bento XVI acabaram por ser aplaudidas pela multidão de fiéis que se encontrava na Praça de São Pedro.
O Pontífice salientou o seu apoio à Igreja italiana, que se manifestou já várias vezes contra o corte de alimentação a uma italiana em coma há 17 anos. Monsenhor angelo Bagnasco, reafirmou esta semana que parar alimentação e a hidratação de uma pessoa, que além disso está doente, significa conduzi-la a uma eutanásia inaceitável.
Hoje, a Igreja italiana promove uma Jornada pela vida, com particular incidência no caso de Eluana Englaro, 37 anos. O corte de alimentação e de hidratação a esta doente em estado vegetativo, na sequência de um acidente de automóvel, foi autorizado em meados de Novembro por um tribunal italiano, depois de uma disputa judicial travada durante uma década pelo pai da doente.