as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência também desaparecerá. Quando tudo isso acontecer, o que nos poderá valer?
as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência também desaparecerá. Quando tudo isso acontecer, o que nos poderá valer?ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos,
se não tivesse amor, seria como o sino ruidoso, ou como címbalo estridente.
ainda que tivesse o dom da profecia,
o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência;
ainda que tivesse toda fé a ponto de mover montanhas,
se não tivesse amor, nada seria.
ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos
ainda que entregasse o meu corpo às chamas
Se não tivesse amor, nada disso me adiantaria
Depois de ler este magnifico texto, mais conhecido por Hino ao amor, comecei a pensar sobre o título dado a esta reflexão profunda, acima de tudo, o amor. Todos os dons dependem do amor. Não é possível substitui-lo, pois sem ele nada significam.
Este texto foi escrito por um missionário, o Missionário das Nações. através destas palavras, S. Paulo demonstra que não é fácil anunciar a Boa Nova. Nem mesmo se soubesse todas as línguas dos povos a sua missão seria mais fácil. Só o amor é a solução para qualquer obstáculo.
Disso nos fala a vida de Paulo. Só com a confiança no próprio Deus e o apoio no Evangelho que é a palavra de amor, o apóstolo conseguiu concretizar a sua missão e vencer as dificuldades que aconteceram ao longo do seu caminho.
Será que simples gestos de amor não ajudavam a solucionar os problemas com que nos deparamos no nosso dia-a-dia? Boa vontade, delicadeza, atenciosidade, compreensão, escuta, paciência, humildade, estas são as atitudes que revelam a essência do amor cristão, profundamente missionário, profundamente de entrega. Porque o cristianismo não é a religião da auto-estima, mas da estima pelo outro.