a ajuda humanitária de emergência a crianças e mulheres de 36 países, incluindo Moçambique, angola, Timor-Leste e Guiné-Bissau custa 700 milhões de euros
a ajuda humanitária de emergência a crianças e mulheres de 36 países, incluindo Moçambique, angola, Timor-Leste e Guiné-Bissau custa 700 milhões de eurosO Relatório de acção Humanitária do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) de 2009, apresentado em Genebra, aponta para a necessidade de 758 milhões de euros para fazer face às necessidades. Trata-se de um aumento de 17 por cento, em relação a 2008, e fica a dever-se, em grande parte, às necessidades na África Oriental e austral, esclarece a UNICEF, em comunicado, citada pela Lusa.
Mais de metade das verbas destinam-se a assegurar a continuidade do apoio às vítimas das cinco maiores operações humanitárias à escala mundial: na República Democrática do Congo, na Somália, no Sudão, no Uganda e no Zimbabué. 13. 5 milhões de euros destinam-se a Moçambique, angola, Timor-Leste e Guiné-Bissau.
Moçambique, com 5. 7 milhões de euros, encabeça a lista dos quatro Países de Língua Oficial Portuguesa (PaLOP’s) que necessitam de apoio humanitário de emergência. Segue-se angola, Timor-Leste e Guiné-Bissau.