Esta sexta-feira, 23 de Janeiro, Bento XVI torna-se o primeiro Papa a usar o You Tube
Esta sexta-feira, 23 de Janeiro, Bento XVI torna-se o primeiro Papa a usar o You TubeNo dia do lançamento do canal do Vaticano no portal de vídeos e música ‘You Tube’, o primeiro vídeo a ser colocado será a mensagem do Papa aos participantes da 43a Jornada das comunicações sociais. No seu breve discurso, o Santo Padre ressaltará a sua simpatia pela internet, adianta o presidente do Conselho Pontifício de Comunicações Sociais.
além disso, aproveitará o breve discurso para criticar a obsessão, nos dias de hoje, por mensagens de texto (sms) e chats (salas de bate-papo), adianta monsenhor Claudio Maria Celli. a entrada no YouTube não é algo indecoroso. É preciso entender esta medida como a vontade de ir em direcção a todos os homens. O Papa sabe os limites, os aspectos negativos ligados a estas ferramentas, mas sabe que, se os homens estão ali, é preciso ir ao encontro deles, disse à Radio Vaticano.
Claudio Maria Celli admitiu, porém, o risco de que as imagens sejam usadas de maneira imprópria, e lembrou casos de conteúdos roubados de sites religiosos ou da página do Vaticano que foram transformados em materiais pornográficos. É algo triste e insensato, ao qual reagimos, quando é possível, por vias legais, salientou.
O Vaticano publicará on line, semanalmente, breves discursos do Pontífice em inglês, italiano, alemão e espanhol. O acordo firmado a 17 de Janeiro pelo Google, empresa que administra o portal, e pela Santa Sé, permite a criação de um canal oficial do Vaticano na internet.