Representantes de 60 países estão reunidos para debater a criação de um plano de acção mundial para a gestão de recursos hídricos
Representantes de 60 países estão reunidos para debater a criação de um plano de acção mundial para a gestão de recursos hídricosO crescimento demográfico e a expansão das cidades, aliados ao desenvolvimento industrial e às alterações climáticas, são, segundo o Conselho Mundial da Água (responsável pela organização do fórum) os factores que actualmente levam a uma maior pressão sobre os recursos hídricos no mundo.
Durante os trabalhos que decorrem até 23 de Janeiro, em Roma, prevê-se que seja concluído o plano de acção, que será aprovado na conferência ministerial do ‘V Fórum mundial da água’, em Istambul, na Turquia, entre os dias 16 e 22 de Março, adianta a Lusa.
Os desafios que se colocam à agricultura é produzir mais alimentos para uma população crescente, utilizando de maneira mais eficaz os recursos hídricos mais limitados, afirma o director-geral da Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FaO). alexander Müller salienta que uma redução de 1 por cento na utilização agrícola suporia um aumento de 10 por cento da disponibilidade de água para outros sectores.
actualmente, a agricultura mundial consome cerca de 90 por cento da água doce existente. a FaO considera que bem aproveitamos os recursos hídricos, o aumento da produtividade agrícola pode libertar um importante volume de água para outros fins.