“Água, Terra, Teologia: rumo a um paradigma ecológico”
“Água, Terra, Teologia: rumo a um paradigma ecológico”Será o tema da Conferência proferida pelo renomado teólogo Leonardo Boff , na abertura dos trabalhos do IIIº Fórum Mundial de Teologia e Libertação – FMTL, na manhã do dia 22 de janeiro, em Belém, no Estado do Pará, Brasil. além de três grandes conferências a programação do Fórum, que se estende até domingo, 25, prevê discussões em grupos regionais, paineis, tenda de rituais, mesa redonda, oficinas, comunicações e confraternização. Segundo os organizadores do encontro, o objetivo do FMTL é propiciar um espaço de reflexão teológica a partir de práticas libertadoras em vista do futuro da vida na Terra. Um espaço de encontro para reflexão teológica sobre alternativas e possibilidades de mundo, tendo em vista contribuir para a construção de uma rede mundial de teologias contextuais marcadas por perspectivas de libertação, paz e justiça.
Os Eixos Temáticos ou espaços de debate discutirão temas como: religiões, ecumenismo e diálogo inter-religioso, culturas, etnias e teologia, política, economia e teologia, direitos humanos, democracia e teologia, paz, alternativas à violência e teologia, gênero, feminismos e teologia, opção pelos pobres e teologia, comunicação e teologia, entre outros.
Na manhã chuvosa desta quarta- feira, 21, cerca de 900 participantes compareceram no CENTUR – Centro Cultural e Turismo, região central de Belém para retirar o credenciamento e receber as últimas informações sobre o evento. No final da tarde, uma celebração macro-ecumênica recepcionou os participantes.
Cerca de 60 missionários e missionárias da Consolata, entre religiosas, padres, leigos e leigas, ligados aos trabalhos de evangelização e promoção humana encontram-se em Belém, hospedados na Casa de Retiros Santa Rosa, bairro Icoaraci, para participar dccxos trabalhos. Para o padre antônio Fernandes, conselheiro Geral do Instituto Missões Consolata, o FMTL é mais um espaço de partilha das nossas experiências missionárias numa atitude de aprendizagem, conforme o espírito do Fórum. a seguir, os participantes juntam-se às atividades da 8a edição do Fórum Social Mundial, que espera reunir, na mesma cidade, entre os dias 27 de janeiro e 01 de fevereiro, cerda de 120 mil pessoas.
Na opinião da Irmão Renata Conti, conselheira Geral das missionárias da Consolata, a nossa participação ajuda a caminhar com a Igreja e com os demais organimávelsmos em ação, disse.como Congregação queremos enfrentar e a esquerdac para os desafios do mundo atual, somando forças com as organizações que acreditam que um outro mundo é possível, afirmou a religiosa.
O Comitê Organizador destaca que o III FMTL realizado na amazônia será um encontro por uma teologia da sustentabilidade da vida no planeta. Deverá elaborar uma reflexão e um discurso teológico a partir de um sentido muito concreto e orgânico da vida. a realidade social e política no contexto amazônico promovem uma relação direta com a água e a terra. Na amazônia esperamos reconhecer fronteiras e alternativas da relação do ser humano com seu ambiente imediato, explica o comunicado aos participantes.
O FMTL é promovido por entidades e organismos como a associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo – aSETT, ameríndia, Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – SOTER, Centre de Théologie et d’Éthique, Contextuelles Québécoises – CETECQ, Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação – CESEP, Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação assessoria – CECa, Comunidad de Educación Teológica Ecuménica Latino americana y Caribena – CETELa, Faculdades EST, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e Instituto Humanitas Unisinos – IHU.