De 18 a 25 de Janeiro, os fiéis são convidados a rezar pela unidade das Igrejas cristãs sob o lema «Estarão unidos na tua mão»
De 18 a 25 de Janeiro, os fiéis são convidados a rezar pela unidade das Igrejas cristãs sob o lema «Estarão unidos na tua mão»O tema desta semana é Estarão unidos na tua mão (Ez 37,17), segundo uma proposta das Igrejas da Coreia. Face à divisão do seu país, as Igrejas procuraram inspiração no profeta Ezequiel, o qual também viveu num país tragicamente dividido e que desejava a unidade para o seu povo.
Para uma melhor vivência deste Oitavário, foi editado o livro Serão um só na tua mão. Contém textos preparados em conjunto pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial das Igrejas (CMI) e pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. O livro apresenta uma celebração ecuménica modelo, que pode ser aplicada, com ajustamentos, a celebrações concretas e também sugestões de oração pela unidade da Igreja para cada um dos dias desta semana.
a unidade dos cristãos é um pedido insistente da Igreja, pois há uma consciência cada vez maior da sua urgência: na oração, na acção, no compromisso social, na promoção dos valores cristãos… mas também, e como corolário, urgência da plena unidade visível da Igreja, na legítima pluralidade de modos de viver a adesão a Cristo e o anúncio do seu Evangelho, pode ler-se na intenção geral do Papa para este mês de Janeiro.
Bento XVI sublinha que a unidade no âmbito da oração, da acção ou da promoção dos valores cristãos já é, felizmente, vivida em muitos casos; todos reconhecem, porém, que a plena unidade visível (ou seja, as diversas Igrejas cristãs e comunidades eclesiais apresentarem-se ao mundo como uma única Igreja de Cristo) não é para já e, sobretudo, não será fruto apenas da vontade dos homens – só o Espírito Santo poderá inspirar o quando e como desta plena unidade, sem a qual Cristo continuará a aparecer dividido perante o mundo. Esta semana de oração pela unidade dos cristãos culmina com a festa de conversão de São Paulo e a peregrinação nacional a Fátima, a 25 de Janeiro.