Portugal está entre os países com a mais baixa taxa de mortalidade em crianças menores de cinco anos
Portugal está entre os países com a mais baixa taxa de mortalidade em crianças menores de cinco anosO relatório da UNICEF, agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, coloca Portugal na 173a posição do ranking, com quatro mortes por cada mil criança,s com menos de cinco anos. Os dados de 2007 indicam que não houve qualquer morte de crianças menores de cinco anos em Portugal.
O documento, a Situação mundial da infância, coloca no mesmo grupo de países de Portugal, a alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Japão e Noruega. O relatório deste ano revela ainda que Suécia, andorra, Singapura, Islândia, Liechtenstein e Luxemburgo são os países com a taxa mais baixa: três crianças por cada mil.
No ano de 2006, o relatório da UNICEF colocava Portugal na 167a posição, com uma taxa de mortalidade de cinco crianças menores de cinco anos por cada mil, adianta a Lusa. O ranking da mortalidade infantil apresenta a Serra Leoa no topo da lista, com uma taxa de 262 mortes até aos cinco anos por mil.
O documento, divulgado em Joanesburgo, indica que as mulheres nos países menos desenvolvidos têm 300 vezes mais probabilidades de morrer no parto ou devido a complicações associadas à gravidez do que as dos países desenvolvidos.