O patriarca de Lisboa está disponível para reunir com o presidente da Comunidade islâmica em Portugal para clarificar as suas afirmações
O patriarca de Lisboa está disponível para reunir com o presidente da Comunidade islâmica em Portugal para clarificar as suas afirmaçõesO senhor patriarca, quando soube do impacto destas palavras, pediu-me para transmitir ao dr. Vakil [presidente da Comunidade Islâmica em Lisboa] que teria todo o gosto de encontrar-se com ele para esclarecer o que se passou, explica o padre Peter Stilwell, responsável pelo Departamento para as relações ecuménicas e do diálogo inter-religioso do Patriarcado.
a Comunidade islâmica de Lisboa ficou magoada com as palavras de José Policarpo sobre os casamentos mistos.
Ficámos de alguma forma magoados com a escolha das palavras do senhor Patriarca de Lisboa, relativamente à nossa Comunidade e ao diálogo que temos procurado com todas as confissões religiosas e, em particular, com as religiões cristãs, adiantou abdul Vaki, em comunicado.
Para este responsável, as palavras do cardeal são lidas como uma chamada de atenção para o necessário respeito pelas diferenças religiosas e conhecimento das outras religiões, para que qualquer relação seja estável e duradoura, sublinha Vakil.
Depois destas declarações, o Departamento para as relações ecuménicas e do diálogo inter-religioso do Patriarcado emitiu um comunicado onde assinala que embora a nível mundial tenham sido, muitas vezes, difíceis as relações de diálogo com as comunidades muçulmanas, em Portugal elas têm sido de grande simpatia – poderá mesmo dizer-se, exemplares.
O esclarecimento assinado pelo padre Peter Stilwell refere ainda que há critérios a ter em conta no diálogo entre a Igreja católica e as comunidades muçulmanas. Trata-se do respeito pelas diferença, o conhecimento mútuo e prudência nos gestos de aproximação.